05/11/2009

A aliança do e-mail marketing com novos meios de comunicação

Novidades na comunicação eletrônica ou apenas polêmica?

Artigo da newslwtter da Peppers&Rogers indica os novos rumos da comunicação digital dirigida. Redes sociais, identidade eletrônica, necessidade do e-mail. Tudo pode estar em um processo de redefinição.
A questão é como fazer o melhor uso destas ferramentas para manter-se em contatao com a rede de clientes, rede de amigos e outras comunidades.
O que parece, ao meu ver, é que há muito a se descobrir e, quem estiver mais engajado nestas atividades, poderá se sobressair e adquirir grandes vantagens.

Leia o artigo.

Recentemente, o The Wall Street Journal publicou um artigo chamado "Why Email No Longer Rules”, sugerindo que aos poucos o e-mail está saindo de cena na medida em que os sites de relacionamento como o Facebox e o Twitter tornam-se as ferramentas preferidas da população. Na semana passada essa história pegou fogo num evento de uma provedora de e-mails, a ExactTarget. O consenso durante a apresentação foi de que os relatos sobre o falecimento do e-mail foram um tanto exagerados.
Você precisa ter um endereço de e-mail para criar uma conta em uma rede de relacionamento, isso funciona como um RG on-line, para verificar e identificar as pessoas. O e-mail não está sumindo de cena. Por exemplo, um banco não irá utilizar seu perfil no Twitter ou seu nome de usuário de Blog para verificar sua identificação e se comunicar”, afirma David Daniels, vice-presidente e diretor analista da Forrester.


Porém isso não significa que o e-mail não tenha mudado.


A ampla adoção de redes sociais e serviços de mensagens vem impulsionando a indústria a integrar a comunicação com essas mídias para alcançar os clientes quando e onde eles querem ser achados. Um estudo de 2009, da ExactTarget, sobre as preferências do consumidor revelou que 57% dos 1.500 clientes pesquisados utilizam o e-mail mais freqüentemente para escrever para amigos, já em 2008 essa porcentagem era de 67%. Em segundo lugar, representando 24%, vêm as mensagens de texto, superando os 16% do ano passado. As mensagens em redes sociais ocupam o terceiro posto representando 10%.


Enfim, o que realmente importa é que quase todos os clientes ainda preferem interagir com o mercado via e-mail, reservando as redes sociais para amigos e família. O estudo também revelou que 90% dos entrevistados preferem receber comunicações de marketing via e-mail ou mala-direta. “Existe uma grande diferença entre como queremos nos comunicar com amigos e como queremos que o mercado se comunique conosco.” diz Morgan Stewart, diretor de pesquisa e estratégia da ExactTarget e autor do estudo”.


Mais de 40% dos profissionais de marketing além de considerarem o e-mail o canal de marketing mais eficaz, também acham que a sua eficácia cresceu nos últimos 12 meses. Apenas 6% dos profissionais citaram a rede social como o canal mais eficaz.
Além disso, o e-mail está substituindo as tradicionais malas diretas como o canal “oficial” de comunicação, reforçando a idéia de que seu uso no futuro prevalecerá para fins comerciais. O estudo da ExactTarget também apontou que mais da metade dos entrevistados fizeram compras como resultado direto de uma mensagem que receberam via e-mail.
Diversidade para um futuro promissor
De acordo com Julie Katz, analista da Forrester Research, “As redes sociais e o SMS não vão substituir os esforços de e-mail marketing. Na verdade, serão cada vez mais utilizados conjuntamente”. Stewart da ExactTarget concorda. “O negócio é dar opções aos clientes. O marketing está se tornando uma área de serviços e a comunicação não deve ser conduzida por uma só plataforma. Isso significa que o objetivo é atender de acordo com a necessidade de cada cliente”.

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