09/10/2009

Adolescentes, redes sociais. Comunicação e entretenimento.

Visitando alguns sites relacionados a nossa área de atuação (atividade que deve ser frequente para os profissionais de comunicação e marketing), encontrei um post do David Card, da Forrester Research que traz uma interessante informação que pode, senão nos preocupar, nos instigar a alguns questionamentos sobre as estratégias de marketing digital.
Segundo o post, dois terços dos adolescentes pesquisados pelo instituto, disseram que têm o hábito de contar aos amigos sobre os produtos que consumem, ou consultam- que é quase o dobro dos adultos - e mais de 70% dos adolescentes usam redes sociais regularmente.

 Portanto,  para que os varejistas e gerentes de produtos, é de fundamental importância tentar compreender qual é, ou quais são, as melhores formas de utilizar as redes sociais para atingir adolescentes e ajudá-los a espalhar a palavra, comprovadamente eficaz propaganda boca-a-boca (power of mounth).

A pesquisa realizada pelo instituto também apresenta um quadro de análise de audiência com base no que adolescentes usuários da rede social, afirmaram que foram as suas motivações para usá-la.
Interessante perceber que, para os adolecentes, o uso das redes sociais são ferramentas de  comunicação e entretenimento. Fica claro que, para os adolescentes, a comunicação é entretenimento.  (...) Comparado com os adultos, há mais "entertainment-driven" nas redes sociais para os adolescentes do que pode ser percebido nos adultos (ainda não contagiados pelas ferramentas e receosos dos perigos da net).

Manter contato com os adolescentes usuários das redes socias, influenciadores, pode ser a chave de estratégias digitais em marketing, particularmente explorando as características deste público.
As redes sociais podem ser um hub para obter uma tática de cross-media bem aceita, legal, "cool."
E uma uma rampa de lançamento para as modernas campanhas integradas.

O momento pede a integração. E interpretação das mudanças comportamentais dos consumidores promovidas pela inovação tecnológicas.

É hora de atenção e integração.

1 comentários:

Unknown on 13 de outubro de 2009 às 14:16 disse...

Roberto, antes de mais nada, parabéns pelo blog ! É sempre bom termos mais boas opções para discussões na área. Qto ao artigo, é isso mesmo ! Sabemos onde eles estão e o que fazem, mas ainda precisamos saber como falar com eles nesses ambientes. Como a receptividade é apenas para o entretenimento, está difícil encontrar uma solução que entregue a mensagem da marca e ao mesmo tempo, proporcione um entretenimento e conteúdo relevante nas redes sociais. Ví alguns cases de sucesso, mas me parecem mais fruto de tentativa e erro do que necessariamente, frutos de uma tática definida para esse canal. Abs. Dirceu Vieira.

 

**Design: Mamanunes Templates