10/02/2010

Varejo tem expectativa positiva para 1º tri de 2010


O mercado varejista, aquecido, é um motor da economia que impulsiona o país adiante. A cadeia produtiva completa se satisfaz, movimentando os segmentos diretamente envolvidos no processo produção-distribuição, como também os indiretamente envolvidos. Incluo aqui a importante ferramenta de aproximação consumidor-produto: a propaganda e promoção.
Leiam a matéria na íntegra. Boa leitura.

Dados foram revelados pela "Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no varejo" feita pelo Provar&Labfin/FIA e Felisoni Consultores Associados.

"Os resultados da "Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo", revelam que os consumidores seguem confiantes neste início do ano, com a expectativa de crescimento de 10,6% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado e um aumento de 0,2% no confronto com números do quarto trimestre 2009.

Realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) & Laboratório de Finanças (Labfin), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, a pesquisa ouviu 500 consumidores durante os dias 5 e 15 de janeiro em São Paulo. Os entrevistados, sendo que a maioria, 29,6%, tem renda de 2 a 3 salários mínimos, tiveram que responder questões sobre a intenção de compra de bens duráveis e semi-duráveis para o próximo trimestre, intenção de gastos, de utilização de crediário e o local em que pretendem efetuar a compra.

A análise de intenção de compra dos consumidores foi feita a partir de dez categorias, são elas: linha branca, eletroeletrônicos, telefonia e celulares, informática, automóveis e motos, cine e foto, material de construção, cama, mesa e banho, e móveis e eletroportáteis.

Claudio Felisoni de Angelo, Presidente do Conselho do Provar, revelou que a evolução da vendas de varejo, que acontece de maneira crescente, é fruto da estabilidade econômica e está relacionada com a distribuição de renda dentro das faixas etárias.

Outro fator destacado por Felisoni é o que o número de pessoas que desejam comprar continum crescendo, influenciadas pela queda da taxa de juros, que ainda é alta, mas aparenta uma maior renda, além de oferecer a opção de parcelamento.

Para continuar incentivando esse mercado os varejistas apostam na manutenção das promoções, procurando agregar pessoas com renda menor que a média, garantindo novo fôlego ao setor.

Segundo a pesquisa, os itens de Cine e Foto tiveram intenção de compra de 14%, seguido por Informática com 13,2% e Telefonia e Celulares com 12%, quando comparado os dados dessa categoria com o primeiro trimestres de 2009. Já quando os números traçam um paralelo com o último trimestre, a intenção de compras apresenta aumento para eletroportáteis (46,2%), material de construção (32,5%), automóveis (26,7%), telefonia e celulares (13,2%), móveis (6,4%), informática (3,1%) e linha branca (2%).

O estudo também analisou a "Intenção de Compras pela Internet", que mostrou 86% dos entrevistados afirmando que pretendem comprar pelo menos um item dos segmentos consultados. No ano passado, a linha branca foi a responsável por puxar o ticket médio do comércio eletrônico e continua com boas perspectivas para este ano. O ticket dos eletrodomésticos deve ficar em R$800,00."

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